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COVID-19: Como manter a calma durante o período de isolamento

Durante uma crise é normal que possa sentir-se triste, ansioso, confuso, assustado ou até zangado. A Ordem dos Psicólogos Portugueses aponta estratégias para manter a calma em tempo de epidemia.

A nossa parceira Prevenir tem vindo a publicar vários artigos, como o que republicamos a baixo, com base em fontes oficiais sobre o coronavírus (COVID-19) que o podem ajudar. Siga este link para aceder ao website da Prevenir.

 

 

Apresenta sintomas de COVID-19 ou esteve em contacto com alguém infetado com o novo coronavírus e foi-lhe recomendado permanecer em isolamento ou quarentena? Tristeza, ansiedade, confusão e medo são algumas das emoções que poderá sentir. Lembre-se: o isolamento contribui para que o vírus não se propague, mas não irá durar para sempre. É apenas uma situação temporária. Para manter a calma tente manter as suas rotinas e atividades habituais, bem como uma atitude positiva. E aproveite para fazer algumas das coisas para as quais não costuma ter tempo.

É normal estar a sentir…

Reagimos de formas diferentes às situações, tendo em consideração quem somos e as nossas experiências passadas. Ou seja, não existe uma forma “certa” de reagir. No entanto, numa experiência de isolamento é normal e comum poder sentir:

 

  • ansiedade e medo relativamente à sua saúde, à saúde de outras pessoas próximas ou com quem possa ter contactado, e à experiência de ter de monitorizar sintomas de doença.

 

  • preocupação com o facto de amigos ou familiares terem de ficar em isolamento por terem contactado consigo, com o facto de ficar afastado do trabalho e com as dificuldades logísticas de não poder sair de casa e realizar as rotinas habituais.

 

  • angústia por não poder cuidar dos seus filhos, de outras pessoas a seu cargo ou de depender de outros e ficar a seu cargo.

 

  • incerteza sobre o que vai acontecer e o tempo que será necessário permanecer em isolamento.

 

  • solidão por estar afastado daqueles de quem gosta e do «resto do mundo».

 

  • frustração e aborrecimento por estar impedido de realizar as suas rotinas e atividades habituais.

 

  • zanga por estar em isolamento ou pensar que foi exposto ao vírus devido à negligência de outras pessoas.

 

  • tristeza, medo, falta de esperança, desejo de consumir álcool e drogas, alterações de apetite ou dos hábitos de sono são outros sintomas que podem surgir.

 

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7 estratégias para manter a calma

A Ordem dos Psicólogos Portugueses indica sete estratégias para manter a calma durante o período de isolamento que lhe foi imposto devido à pandemia da COVID-19, a doença provocada pelo novo coronavírus.

 

1. Mantenha as suas rotinas habituais, dentro do possível

 

Levante-se à hora habitual, vista-se e faça as refeições a horas. Se for praticável, trabalhe a partir de casa.

 

2. Peça ajuda

 

Assegure-se que pede ajuda e fala sobre o que precisa para se sentir seguro e confortável – medicamentos, compras, produtos de higiene pessoal ou meios de comunicação.

 

3. Mantenha o contacto com amigos e familiares

 

Falar com pessoas de quem gosta e em quem confia é uma das melhores formas de reduzir a ansiedade, a solidão ou o aborrecimento durante o período de isolamento e manter a calma. Por isso, use o telefone, o email, as mensagens e as redes sociais para permanecer em contacto com amigos e familiares. Fale «cara a cara» através de videochamadas.

 

4. Realize atividades de que gosta e relaxe

 

Leia um livro, veja filmes, séries ou os seus programas favoritos, envolva-se em atividades e tarefas que lhe deem prazer e tranquilidade. Aproveite a oportunidade para fazer coisas para as quais não costuma ter tempo.

 

5. Mantenha-se esperançoso e confiante de que vai tudo correr bem

 

Fale sobre a sua experiência e os seus sentimentos com amigos, familiares ou profissionais de saúde. Confie nas suas capacidades para lidar com situações adversas, nos profissionais de saúde e recorra às estratégias que costumam resultar consigo em situações difíceis. Use-as para lidar com as suas emoções nos momentos mais desafiantes deste surto. Tal como lidou com outras situações difíceis no passado, também será capaz de lidar com esta.

 

6. Aposte num estilo de vida saudável

 

Se tiver de ficar em casa, mantenha um estilo de vida saudável. Faça uma alimentação equilibrada, cumpra períodos de sono e descanso adequados e mantenha a atividade física, por exemplo, através de exercícios simples no chão, dança ou yoga. Por outro lado, não fume, não consuma bebidas alcoólicas ou drogas na tentativa de lidar com as suas emoções. Além disso, se se sentir muito angustiado ou perturbado, fale com um profissional de saúde, ligue para o SNS24 (808 24 24 24) e siga as recomendações dadas.

 

7. Seja crítico em relação à informação e diminua a exposição às notícias

 

Procure estar atualizado sobre o que se passa, mas não acredite em tudo o que lê ou ouve. Ou seja, tenha uma visão crítica relativamente às informações que encontra e limite a exposição a notícias que possam aumentar a sua ansiedade e preocupação. Uma vez que a cobertura mediática pode criar a impressão de que existe um perigo e um risco maior do que aquele que realmente existe, dê preferência a fontes fiáveis e a dados disponibilizados por instituições oficiais, tais como a Direção-Geral da Saúde (DGS), o Serviço Nacional de Saúde (SNS) e a Organização Mundial da Saúde (OMS). No entanto, consulte-as apenas uma a duas vezes por dia.

 

Fontes

Referências

  • Revista Prevenir
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