Pub
Pub
artigo
imprimir

Receita: Cheesecake de mirtilo e limão

Com diabetes, o docinho depois da refeição tem de ser muito de vez em quando e em pequenas quantidades. Desta vez, trazemos-lhe algo novo para adoçar o dia: uma receita de cheesecake!

Na diabetes é fundamental controlar cuidadosamente os hidratos de carbono que ingere, bem como as gordurinhas presentes na alimentação. Ainda assim, tal não significa que não pode experimentar um docinho de quando em vez como, por exemplo, esta nova receita de cheesecake que lhe trazemos da Diabetes UKO que precisa de ter em conta?

 

  • Qual a composição da receita e o equilíbrio com as restantes refeições do dia e da semana: se tem feito refeições leves e pobres em gorduras e hidratos de carbono, poderá dar-se a si mesmo um «docinho». Desde que tenha noção do seu consumo global e coma de forma moderada, em pequenas quantidades, não há razão para desistir de uma sobremesa de vez em quando;

 

  • O seu controlo glicémico. Se os seus valores de glicemia estão descontrolados, talvez seja melhor esperar para comer o seu docinho quandoosvalores estiverem melhores. Por outro lado, se os valores estão controlados, em princípio poderá comer, como devido cuidado. Uma boa estratégia para perceber qual o impacto de um novo alimento ou receita na sua glicemia é efetuar medições, sobretudo, quando ingere essa receita para perceber qual o efeito no organismo.

 

Agora em relação à receita, vamos a isso?

Experimente esta receita: cheesecake de mirtilo e limão!

Ingredientes para 1 pessoa

 

  • Raspas de limão – 1/2 limão (ralado)
  • Sumo de limão – 1 colher de chá
  • Curd de limão – 1 colher de chá cheia
  • Queijo creme (com gordura reduzida) – 1 colher de sopa cheia (aproximadamente 60 g)
  • Mirtilos – 75 g
  • Bolinhos de aveia – 2 (esmagados)

 

Modo de preparação

 

Comece por misturar as raspas de limão, o curd de limão e o queijo creme numa tijela. De seguida, esmague cuidadosamente metade dos mirtilos com um garfo e adicione o sumo de limão. Agora, adicione os restantes mirtilos à primeira mistura de queijo creme, curd de limão e raspas de limão. Por fim, selecione um copo largo onde irá colocar por camadas o seu cheesecake. Comece por colocar os mirtilos esmagados, cubrindo de seguida com a mistura de queijo creme. No final, adicione os bolinhos de aveia esmagados. Decore, ainda, com raspas de limão e um mirtilo. Prontinho a servir (e a comer!).

 

Informação nutricional (cerca de 184 g)

 

Calorias: 279 kcal

Proteínas: 12,1 g

Gordura: 11,5 g

Hidratos de Carbono: 33,9 g

artigo

243.

Receita: Tarte de legumes saborosos

Por fim, junte-se à comunidade Diabetes 365º!

Fontes

Referências

  • Diabetes UK
artigo
imprimir
anterior seguinte