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5 alimentos ricos em vitamina C

Manter uma alimentação saudável implica garantir que recebemos a quantidade certa dos vários nutrientes. Entre eles a vitamina C é uma vitamina muito importante.

A vitamina C, também chamada de ácido ascórbico, é um componente naturalmente presente em alguns alimentos muito importante para o nosso organismo. E porque não somos capazes de a produzir internamente é fundamental conhecer quais os alimentos ricos em vitamina D.

 

De um modo geral, o homem adulto precisa de cerca de 90 mg de vitamina C por dia, enquanto as mulheres precisam de 75 mg. Ainda assim, é preciso ter em atenção de que a quantidade necessária pode variar também com a idade e com outros estados. Tanto que na gravidez e na amamentação, por exemplo, as necessidades de vitamina C aumentam.

Porque precisamos de conhecer alimentos ricos em vitamina C?

Além de a vitamina C ser um antioxidante que ajuda a proteger as células e reforça o sistema imunitário, é ainda importante para que o organismo produza colagénio. O colagénio participa na cicatrização de feridas e é importante para manter a pele e os ossos saudáveis, por exemplo. Por fim, a vitamina C ajuda o ainda organismo a absorver o ferro da alimentação, sendo uma vitamina importante perante casos de anemia por deficiência de ferro.

 

No entanto, a deficiência em vitamina C pode provocar uma doença de pele chamada escorbuto. E apesar de há várias centenas de anos o escorbuto ser  comum, nos dias de hoje é uma doença rara.

 

Garanta que mantém uma alimentação equilibrada, conhecendo estes alimentos ricos em vitamina C.

5 alimentos ricos em vitamina C
  • 5 alimentos ricos em vitamina C

    Kiwi

    Apesar de a laranja ser a fruta de que mais nos lembramos ao falar em vitamina C, um kiwi médio tem cerca de 70 mg desta vitamina. Ou seja, tem mais vitamina C do que a laranja. Além disso, o kiwi é rico em fibras e, por exemplo, tem ainda outros antioxidantes que ajudam a proteger as células.

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    Brócolos

    Sabia que meia chávena de brócolos tem cerca de 50 mg de vitamina C? Este vegetal pode, assim, ser uma boa opção para manter os seus valores da vitamina mesmo nos dias em que não lhe apetece comer fruta. Além disso, os brócolos são ricos em fibras, outros antioxidantes e componentes que ajudam a reduzir a inflamação.

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    Pimento vermelho

    Se há alimento que nunca é associado à vitamina C é o pimento vermelho. No entanto, a verdade é que apenas meia chávena deste alimento contém cerca de 95 mg de vitamina C. O pimento é, na verdade, muito rico em vitaminas: da C à A, passando pela K e E, o pimento vermelho contém ainda, por exemplo, potássio, magnésio e fósforo. Aproveitar para incluir este alimento mais vezes às refeições!

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    Couve-flor

    A couve-flor não só é uma boa fonte de vitamina C (1 chávena contém cerca de 40 mg), como contém ainda vitamina K, folatos e fibras, por exemplo. Experimente adicionar este alimento mais vezes ao seu plano de refeições!

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    Papaia

    Com uma só chávena de papaia alcança praticamente a quantidade diária de vitamina C de que precisa (cerca de 90 mg). Além disso, a papaia é rica em vitamina A, vitaminas do grupo B, potássio, magnésio e fibras. E sabia que pode ajudar em digestões mais difíceis? Adicionalmente esta fruta contém papaína, uma enzima que traz este e outros benefícios.

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Fontes

Referências

  • Healthline
  • WebMD
  • National Institute of Health (NIH)
  • HealthDirect
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