artigo
imprimir

5 formas de se manter ativo no trabalho

Preparado para mudar os seus hábitos no trabalho e combater o estilo de vida sedentário?

Se tem diabetes saberá que a prática de exercício físico é fundamental para a prevenção e controlo da doença. A forma como a diabetes impacta cada pessoa varia de caso para caso e pode ser, muitas vezes, imprevisível. Por essa mesma razão, pequenos atos no dia-a-dia podem fazer toda a diferença, tanto para quem tem diabetes tipo 1 como para quem tem diabetes tipo 2. E fazer ajustes aos seus hábitos para se manter ativo no trabalho, são um exemplo disso.

 

Para muitas pessoas, o exercício físico é sinal de grande esforço. Por isso, ir ao ginásio ou sair de casa para praticar uma modalidade são planos adiados, à espera da motivação para pôr em prática. No entanto, se esse é o seu caso, há pequenos ajustes que pode fazer na sua rotina para melhorar a saúde e dizer adeus ao sedentarismo.

 

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), as vantagens do exercício regular são muitas, contribuindo para a prevenção e tratamento de doenças crónicas, como a diabetes e as doenças cardiovasculares.

 

Se sente que não está preparado para começar a fazer exercício fora de casa, falta-lhe o tempo ou motivação, nós mostramos-lhe pequenas atitudes no local de trabalho que podem começar fazer toda a diferença, especialmente se tiver que estar longas horas sentado em frente ao computador.

artigo

70.

5 exercícios para fazer em casa

Siga as dicas e faça frente à diabetes passo a passo.

5 atitudes que poderá adotar no trabalho
  • 5 atitudes que poderá adotar no trabalho
    manter ativo no trabalho rendibilidade

    Utilizar as escadas em vez do elevador

    Se o escritório ou local de trabalho estiver localizado num edifício alto, aproveite para dizer adeus ao elevador e suba as escadas. A pouco a pouco irá melhorar a resistência nos membros inferiores e a condição física no geral.

    1 / 5
  • 5 atitudes que poderá adotar no trabalho
    manter ativo no trabalho caminho

    Vá a pé ou de bicicleta para o trabalho, ou deixe carro mais longe para que possa andar a pé alguns minutos

    Se não estiver habituado a andar muito, pode no início deixar o carro a 5 minutos do trabalho, aumentando gradualmente a distância para que possa pelo menos fazer 20 minutos a pé todos os dias. Se estiver apto, pode também passar a ir de bicicleta ou a pé. Para se sentir mais motivado, pode instalar uma app que conta passos e/ou calorias para ver o seu progresso.

    2 / 5
  • 5 atitudes que poderá adotar no trabalho
    manter ativo no trabalho diálogo

    Levante-se sempre que puder

    Arranje forma de se levantar durante o dia: levante-se para atender chamadas, tenha garrafas pequenas junto à sua mesa para que se levante mais vezes para encher, evite telefonar ou mandar e-mails a colegas de trabalho no mesmo edifício e vá ter com eles diretamente.

    3 / 5
  • 5 atitudes que poderá adotar no trabalho
    manter ativo no trabalho cadeira

    Faça exercícios na cadeira

    Experimente levantar os braços várias vezes e fazer pressão na zona dos glúteos enquanto está sentado. Lembre-se que ao cruzar as pernas vai dificultar a circulação do sangue.

    4 / 5
  • 5 atitudes que poderá adotar no trabalho
    manter ativo no trabalho ampulheta

    Faça uma caminhada na hora de almoço

    Aproveite para dar um passeio e fazer a digestão. O pior que pode fazer é comer e sentar-se logo de seguida. Desta forma, também deixa os problemas do trabalho por um bocado, reduzindo o stresse.

    5 / 5

Junte-se à comunidade Diabetes 365º!

Fontes

Referências

  • Diabetes UK
artigo
imprimir
anterior seguinte