Pub
Pub
artigo
imprimir

5 ideias de lanches saudáveis

Gostaria de diversificar na hora do lanche, mas faltam-lhe ideias de lanches saudáveis? Nós ajudamos!

Na diabetes, fazer lanches saudáveis pode ser importante para gerir os níveis de glicemia. Não sendo recomendado estar muitas horas sem comer, fazer um bom lanche ou escolher um pequeno snack é fundamental sobretudo se pratica exercício físico ou tem tendência para ter hipoglicemia.

 

Sempre que chegar a hora do lanche, pense em novas formas de incluir mais fruta e vegetais, gorduras saudáveis e fibras. Evite os alimentos com açúcares e farinhas ou arroz brancos.

 

Tenha atenção!

 

  • Às porções – mesmo que algumas sugestões sejam saudáveis, comer em demasia pode fazer com que deixe de ser assim tão saudável! Use colheres e medidores para ter a certeza da quantidade que come e evite comer alimentos a partir do pacote.

 

  • Mantenha-se ativo até na hora do lanche – e evite comer em frente à televisão ou ao computador.

 

  • Tenha à mão mais opções de lanches saudáveis do que lanches apetecíveis mas que lhe podem fazer mal. Assim poderá escolher mais vezes as opções que lhe fazem bem.
5 ideias de lanches saudáveis
  • 5 ideias de lanches saudáveis

    1 - Salada de atum

    Aproveite e faça uma salada leve de atum. Escolha os vegetais ou leguminosas que tragam menor aporte de hidratos de carbono e adicione um pouco deste peixe que, além de ser rico em proteínas, não contém hidratos de carbono. Além disso, o atum é rico em gorduras saudáveis: os ómega 3 que ajudam a reduzir a inflamação e a melhorar o controlo glicémico.

    1 / 5
  • 5 ideias de lanches saudáveis

    2 - Crackers integrais com pedacinhos finos de queijo

    Enquanto as crackers ou bolachas de água tradicionais e sal podem ser ricas em hidratos de carbono, a sua versão integral contém mais fibras. Estas fibras, juntamente com a gordura do queijo ajudam a evitar o pico de glicemia que os hidratos de carbono podem provocar. Neste caso, o ideal será ter mesmo atenção à porção e fazer apenas um pequeno lanchinho.

    2 / 5
  • 5 ideias de lanches saudáveis

    3 - Um copo de sopa de tomate ou de vegetais

    Quem disse que a sopa é só para as refeições principais? Ao invés de comer um prato cheio, pode consumir apenas um copo para consumir num lanche super saudável que lhe vai trazer saciedade. Rico em fibras, vitaminas e minerais, pode até escolher sopas mais leves que saibam bem sem ser aquecidas, como o caso da sopa de tomate.

    3 / 5
  • 5 ideias de lanches saudáveis

    4 - Iogurte natural com nozes

    O iogurte natural é rico em proteínas e cálcio e, mesmo as versões de iogurte magro tendem a conter tanto cálcio como as versões tradicionais. Prefira o iogurte natural sem adição de açúcares e combine com o sabor das nozes, ricas em gorduras saudáveis. Tenha atenção à porção de nozes: apesar das gorduras serem saudáveis, quando comidas em excesso podem contribuir para o aumento de peso e na diabetes, o peso é um importante fator a controlar!

    4 / 5
  • 5 ideias de lanches saudáveis

    5 - Cenouras bebé com húmus

    As cenouras são ricas em betacaroteno (precursor da vitamina A), antioxidantes, fibras e outros nutrientes. Com um baixo índice glicémico, são um lanchinho bom para quem tem diabetes e pode comê-las sozinhas ou acompanhadas de húmus, uma mistura muito saborosa e saudável feita com grão, alho, limão e tahini

    5 / 5
artigo

135.

4 dicas para reduzir o consumo de sal

Junte-se à comunidade Diabetes 365º!

Fontes

Referências

  • UnlockFoodca
  • American Diabetes Association (ADA)
  • WebMD
  • Healthline
  • Diabetes UK
artigo
imprimir
anterior seguinte