Pub
Pub
artigo
imprimir

7 alimentos ricos em fibras

As fibras são fundamentais para a saúde e, sobretudo, para ajudar no controlo dos valores de glicemia. Descubra as nossas sugestões de alimentos ricos em fibras.

Ao falar numa alimentação saudável e amiga da diabetes é impossível não mencionar o papel importante das fibras. Este componente que surge em muitos alimentos está cheio de benefícios e é, por isso, que é tão importante conhecer alimentos ricos em fibras.

 

De que forma podem trazer vantagens para a sua saúde? Porque ajudam a:

 

  • Controlar os valores de glicemia, fazendo com que subam de forma mais lenta após as refeições;
  • Promover a saúde gastrointestinal;
  • Reduzir os valores de colesterol;
  • Diminuir o risco cardiovascular;
  • Manter um peso saudável.

 

Além disso, as fibras ajudam a mantê-lo saciado por mais tempo e estão presentes em alimentos tipicamente com um baixo índice glicémico. Em suma, são os seus melhores aliados no caminho para uma alimentação saudável. O que deve fazer? Garantir, sobretudo, que ao longo da semana faz refeições que incluem bastantes fibras.

 

Assim sendo, descubra as nossas sugestões de alimentos ricos em fibras para introduzir mais amiúde na sua alimentação.

7 alimentos ricos em fibras
  • 7 alimentos ricos em fibras

    1 – Sementes de chia

    Cada vez mais populares nos dias de hoje, as sementes de chia têm estado cada vez mais na alimentação quotidiana dos portugueses. E com razão! Em primeiro lugar, as sementes de chia são muito ricas em, por exemplo, magnésio, fósforo e cálcio. Em segundo lugar, são ricas em fibras! Ou seja, cada 100 gramas de sementes de chia têm cerca de 34,4 g de fibras.

    1 / 7
  • 7 alimentos ricos em fibras

    2 - Aveia

    Que tal um pequeno-almoço saudável com aveia? Nutricionalmente muito rica, a aveia contém, por exemplo, manganésio, fósforo, magnésio, cobre, ferro, zinco, vitamina B1 e muito mais. Além disso, contém uma fibra solúvel chamada de beta-glucano, com inúmeros benefícios para a saúde. Assim sendo, cada 100 gramas de aveia têm cerca de 10,6 gramas de fibras.

    2 / 7
  • 7 alimentos ricos em fibras

    3 - Lentilhas

    As lentilhas são uma ótima opção alimentar. Por um lado, são um alimento acessível e muito rico do ponto de vista nutricional. Por outro lado, são ricas em proteínas e fibras. Assim sendo, fique a saber que cada 100 gramas de lentilhas têm cerca de 7,9 gramas de fibras.

    3 / 7
  • 7 alimentos ricos em fibras

    4 - Amêndoas

    As amêndoas são ótimas para adicionar a um iogurte, a uma salada ou a uma sobremesa saudável. Em primeiro lugar, cada 100 gramas de amêndoas contêm cerca de 12,5 gramas de fibras. O que, juntando às suas gordurinhas saudáveis, vitaminas e minerais, fazem das amêndoas um alimento a ter por perto.

    4 / 7
  • 7 alimentos ricos em fibras

    5 – Chocolate negro

    Talvez não estivesse à espera de encontrar o chocolate negro nesta lista, mas sim, o chocolate negro é uma ótima fonte de fibras, bem como de antioxidantes, por exemplo, entre outros nutrientes. Assim sendo, cada 100 gramas de chocolate negro têm cerca de 10,9 gramas de fibras. No entanto, tenha em atenção que falamos, sobretudo, das variedades com 70 a 95% de cacau e sem adição de açúcares.

    5 / 7
  • 7 alimentos ricos em fibras

    6 - Abacate

    Já não é a primeira vez que aqui falamos sobre os benefícios do abacate. Em primeiro lugar, o abacate é saudável porque ao invés de hidratos de carbono tem imensas gorduras saudáveis. Além disso, é ainda rico em vitaminas, minerais e, claro, fibras! Assim sendo, tenha em mente que cada 100 gramas de abacate têm cerca de 6,7 gramas de fibras.

    6 / 7
  • 7 alimentos ricos em fibras

    7 - Grão

    Sim, é verdade. O grão é um alimento rico em fibras, além de ter também vários minerais e proteínas. Ou seja, cada 100 gramas de grão têm cerca de 7,6 gramas de fibras. Assim sendo, vai uma saladinha de grão? Em primeiro lugar, pense num acompanhamento saudável e saboroso para o grão. Em segundo lugar, tenha em conta as porções. Por fim, sirva e delicie-se, sobretudo, com os benefícios das fibras.

    7 / 7
artigo

247.

Como controlar os ataques de fome em 7 passos

Por fim, junte-se à comunidade Diabetes 365º!

Fontes

Referências

  • Diabetes UK
  • Healthline
  • WebMD
artigo
imprimir
anterior seguinte