Pub
Pub
artigo
imprimir

A importância de lavar as mãos

Fazer uma correta higienização das mãos é fundamental para se proteger e proteger a sua família de infeções. Perceba porquê e descubra as melhores práticas!

Lavar as mãos bem é uma das melhores estratégias que tem ao seu dispor para proteger a sua saúde e a dos que o rodeiam. Não só é uma forma de evitar problemas de saúde, mas também de travar a transmissão numa comunidade. Além disso, na diabetes há propensão para as infeções, nesse sentido,  é fundamental seguir todos os passos para se defender.

 

Nem todos os micróbios que podemos «transportar» nas mãos transmitem doenças. No entanto, há vários vírus, bactérias e fungos que são transmitidos pelo contacto entre pessoas e superfícies e que podem provocar problemas respiratórios, dermatológicos ou gastrointestinais, por exemplo.

 

A transmissão ocorre sobretudo quando:

 

  • Toca nos olhos, nariz e boca sem lavar as mãos;
  • Prepara ou ingere alimentos e bebidas sem lavar as mãos;
  • Toca numa superfície ou objeto contaminado;
  • Se assoa ou espirra para a mão, tocando de seguida num objeto que pode ser tocado ou utilizado por outra pessoa.

 

Ao lavar as mãos bem pode, assim, estar a evitar que uma doença se espalhe na sua comunidade e os seus lugares favoritos, do seu lar ao seu local de trabalho, espaços de convívio e instituições de saúde.

 

Lavar as mãos com água corrente e sabão é a melhor forma de evitar a transmissão na maior parte das situações. Na impossibilidade de lavar as mãos, poderá igualmente utilizar um gel à base de álcool (com pelo menos 60% de álcool). No entanto, tenha em atenção que o gel pode ser menos eficaz quando as mãos contêm muita sujidade ou estão engorduradas.

Em que momentos do dia deve lavar as mãos?

  • Antes e durante a preparação de refeições;
  • Antes das refeições;
  • Previamente e depois de cuidar de alguém que esteja doente;
  • Depois de tossir, espirrar ou assoar o nariz;
  • A seguir a tocar num animal, na sua comida ou dejetos;
  • Após tocar em lixo.

 

Siga os próximos passos para fazer uma correta higienização das mãos!

5 passos para lavar as mãos bem
  • 5 passos para lavar as mãos bem

    1 - Molhe as mãos com água corrente limpa (morna ou fria), feche a torneira e aplique sabão

    Ao lavar as mãos é importante que utilize água corrente ao invés de água parada que poderá estar contaminada. As evidências sugerem que é indiferente utilizar água fria ou quente, sendo que a temperatura elevada da água pode provocar mais irritações e prejudica o ambiente. Porque é que é melhor usar sabão ao invés de simplesmente água? Porque os surfactantes do sabão ajudam a levantar a sujidade e os micróbios da pele. Além disso, as pessoas têm uma maior tendência para esfregar quando lavam as mãos com sabão.

    1 / 5
  • 5 passos para lavar as mãos bem

    2 - Esfregue as mãos para fazer espuma. Esfregue a parte de trás das mãos, entre os dedos e debaixo das unhas

    Fazer espuma e esfregar ajuda a criar fricção, o que ajuda a retirar a sujidade e os micróbios da pele. É importante que esfregue e lave bem todas as partes da mão, uma vez que qualquer parte pode ter micróbios, sendo que a maior concentração está frequentemente debaixo das unhas.

    2 / 5
  • 5 passos para lavar as mãos bem

    3 - Esfregue bem as mãos durante pelo menos 20 segundos (o tempo que demora a cantar os parabéns)

    Não é fácil saber qual o tempo certo para eliminar os micróbios, mas as evidências mostram que lavar as mãos durante 15 a 30 segundos remove uma quantidade maior em comparação com períodos de lavagem mais curtos. O tempo depende ainda da sujidade presente nas mãos e das circunstâncias da pessoa. Tenha os 20 segundos em mente e garanta que a lavagem é eficaz.

    3 / 5
  • 5 passos para lavar as mãos bem

    4 - Enxague as mãos debaixo de água corrente limpa

    Agora que tanto a sujidade como os micróbios foram “levantados” da pele com o sabão e a fricção, é importante voltar a usar água corrente para os eliminar. Há ainda recomendações que sugerem que deveríamos utilizar uma toalha de papel para fechar a torneira. No entanto, não existem estudos que mostrem que esta medida previne o desenvolvimento de infeções.

    4 / 5
  • 5 passos para lavar as mãos bem

    5 - Seque as mãos usando uma toalha limpa ou um secador de mãos

    A transmissão de germes ocorre mais facilmente quando as nossas mãos estão húmidas ou molhadas. Assim, é sempre importante secar bem as mãos com uma toalha limpa ou recorrendo a um secador de mãos.

    5 / 5
artigo

153.

9 formas de manter a sanidade mental durante a pandemia

Junte-se à comunidade Diabetes 365º!

Fontes

Referências

  • Centers for Disease Control and Prevention
artigo
imprimir
anterior seguinte