Pub
Pub
artigo
imprimir

Diabetes e cegueira: cuide dos seus olhos

A doença ocular diabética é uma complicação da diabetes que pode levar a cegueira. Hoje vamos falar por que motivo isto acontece e o que fazer para evitar este desfecho

A diabetes, se mal controlada, pode ser responsável por várias complicações. Entre os órgãos mais afetados temos os olhos, complicação conhecida como doença ocular diabética. A cegueira é uma das consequências mais temidas da doença ocular diabética, mas pode ser prevenida. Na verdade, a diabetes é a principal causa de cegueira evitável nos adultos. Assim, hoje, falaremos sobre a diabetes e cegueira: como afeta os olhos e como pode levar a uma consequência tão grave.

Como é que a diabetes afeta os olhos?

Na diabetes mal controlada, o excesso de açúcar no sangue, chamado de hiperglicemia, vai afetar a imensa rede de pequenos vasos sanguíneos que envolvem os olhos. No olho, a retina é a parte responsável pela formação da imagem enviada ao nosso cérebro. Os vasos que envolvem a retina, se lesionados, podem levar a uma disfunção da mesma: a retinopatia diabética. No entanto, sabe-se que esta é uma complicação que vai piorando progressivamente e que nas fases iniciais pode não causar sintomas, principalmente se os vasos afetados forem da região periférica da retina. Pelo contrário, se os vasos lesados forem da região central da retina, chamada de mácula, o edema da mácula causa visão fica turva.

 

A diabetes é também um fator de risco para o aparecimento de cataratas e glaucoma. Em primeiro lugar, as cataratas consistem na opacificação do cristalino, a «lente» do nosso olho. O cristalino recebe a luz e envia-a até à retina. Nas cataratas há menos luz recebida, o que causa visão turva. Apesar de ser uma perturbação típica do avançar da idade, a diabetes é um fator de risco para as cataratas.

artigo

136.

Cataratas: dos primeiros sintomas ao tratamento

Por outro lado, o glaucoma consiste no aumento da pressão ocular, que acaba por danificar a retina e o nervo ótico, causando perda gradual da visão. O diagnóstico de diabetes significa um risco aumento de desenvolver glaucoma.

Diabetes e cegueira

Pessoas com diabetes (tipo 1 ou tipo 2) possuem um risco aumento de cegueira, comparativamente às não diabéticas. Isto porque tanto a retinopatia diabética, como as cataratas ou o glaucoma são possíveis causas de cegueira.

 

Nas fases mais avançadas da retinopatia diabética, pode ocorrer hemorragia do vítreo (o líquido entre o cristalino e a retina), causa de perda de visão. Para além disso, os vasos sanguíneos lesados vão sendo substituídos por tecido cicatricial, causando também perda progressiva de visão, até à cegueira. A formação de tecido fibroso pode, também, levar a um descolamento da retina, outra causa de perda súbita de visão. As cataratas e o glaucoma, se não tratados, podem também ter a mesma consequência.

 

No entanto, existe tratamento para qualquer uma destas condições e quando mais cedo for feito, maior o sucesso. Posto isto, detetar atempadamente e evitar a progressão da doença ocular diabética é essencial.

 

Prevenção

 

Pelo risco acrescido de doença ocular e pelo facto de esta ser, muitas vezes, assintomática, o doente diabético deve realizar rastreio oftalmológico regularmente. Hoje em dia, o Serviço Nacional de Saúde (SNS) encaminha anualmente os doentes diabéticos para rastreio de retinopatia, através do centro de saúde. Os rastreios permite detetar atempada as doenças dos olhos, permitindo o seu tratamento precoce e evitando complicações como a cegueira.

 

É de sublinhar que a doença ocular diabética aparece e agrava-se na diabetes mal controlada. Isto é, para atrasar o aparecimento de doença ocular e evitar complicações graves deve manter um bom controlo metabólico. Uma dieta equilibrada, exercício físico regular e a toma correta da medicação permitem atingir o controlo glicémico, dos níveis de colesterol e da tensão arterial. Esta deve ser no máximo de 130/85 mmHg. Não fumar é igualmente fundamental na prevenção de problemas da visão.

Fontes

Referências

  • Prevent Blindness
  • National Eye Institute
  • American Diabetes Association (ADA)
  • Dynamed
  • Cigna
artigo
imprimir
anterior seguinte