Pub
Pub
artigo
imprimir

Diabetes e cuidados na praia

Com o verão chega a vontade de ir à praia. Contudo, o calor pode ser perigoso para quem tem diabetes. Descubra o que pode e deve fazer para se proteger!

Quando chega o calor a vontade é a de aproveitar o tempo na praia. Se tem diabetes não há problema em ir até ao seu lugar da costa favorito, desde que mantenha todos os cuidados na praia.

 

Afinal, o sol liberta radiação ultravioleta (UV) que pode provocar lesões, por exemplo, na pele e nos olhos. Além disso, no verão as rotinas mudam. É preciso ter muito cuidado com as mudanças na alimentação e com os longos períodos de inatividade associados à praia. Por isso, não se esqueça de manter um bom controlo da sua glicemia! Faça medições regulares e, sobretudo, não se deixe levar pelo ambiente sossegado do verão: o controlo da diabetes no verão é ainda mais importante.

 

Prepare-se para a praia e aproveite ao máximo sem descurar o controlo da diabetes!

O que deve fazer para manter todos os cuidados na praia
  • O que deve fazer para manter todos os cuidados na praia

    1 – Confirme se os seus medicamentos podem sensibilizar a pele

    Existem medicamentos que podem fazer com que a pele fique ainda mais sensível à radiação solar. Alguns dos medicamentos que podem ter este efeito são, inclusivamente, medicamentos usados para tratar a diabetes: as sulfonilureias. Sulfonilureias (como, por exemplo, a glipizida ou a glimepirida) podem aumentar a fotossensibilidade. Ou seja, se este é um dos seus tratamentos para a diabetes garanta que se reserva ao máximo da exposição solar e confirme com o seu médico quais as precauções que deve ter.

    1 / 8
  • O que deve fazer para manter todos os cuidados na praia

    2 – Proteja sempre a pele da radiação solar

    Garanta que se mantém fora do alcance do sol nas horas de maior calor e tenha sempre consigo um protetor solar. Lembre-se de que a diabetes pode afetar a saúde da pele. Ou seja, é fundamental que ajude o seu organismo a protegê-la das lesões que o sol pode provocar. Por outro lado, a pele na pessoa com diabetes pode ficar mais seca e é, por isso, fundamental que mantenha a hidratação ainda com maior regularidade. Aplique sempre o protetor solar 15 a 30 minutos antes de se expor ao sol! Além disso, uma queimadura solar aumenta a inflamação no organismo, o que pode levar ao aumento da glicemia.

    2 / 8
  • O que deve fazer para manter todos os cuidados na praia

    3 – E, já agora, proteja os seus olhos!

    A exposição solar pode afetar os olhos na generalidade das pessoas. Contudo, o aparecimento de complicações oculares como consequência da diabetes é comum. Ou seja, se tem diabetes, é ainda mais importante proteger os seus olhos do sol para evitar o aumento das lesões e da progressão dos problemas oculares. Assim sendo, confirme que escolhe óculos com a devida proteção UV.

    3 / 8
  • O que deve fazer para manter todos os cuidados na praia

    4 – E quando vai à praia... lembra-se de proteger os seus pés?

    Uma das complicações frequentes da diabetes é o pé diabético. Este ocorre, sobretudo, devido ao desenvolvimento de neuropatia diabética que, entre outras implicações, pode reduzir a sensibilidade nas extremidades do corpo. Ou seja, pode não se dar conta de que a temperatura da areia está demasiado alta ou do calor do sol sobre os pés, aumentando o risco de desenvolver lesões nas extremidades. Aconselhamo-lo, assim, a não andar descalço, mesmo na praia, para evitar qualquer tipo de lesão na praia. Além disso, garanta que escolhe calçado confortável que não pode, por si só, provocar bolhas ou feridas nos pés.

    4 / 8
  • O que deve fazer para manter todos os cuidados na praia

    5 - Guarde a medicação e os dispositivos de medição do calor

    É fundamental proteger a medicação (seja ela insulina ou outros medicamentos) e os dispositivos de medição (medidor e tiras de medição) da exposição solar direta, bem como do calor. Assim sendo, faça o seu próprio kit na hora de ir para a praia, garantindo que tem tudo o que é preciso junto de si, mas com sistema de refrigeração ou de proteção do sol.

    5 / 8
  • O que deve fazer para manter todos os cuidados na praia

    6 – Prepare os seus snacks saudáveis para evitar as fomes gulosas

    Se se prepara para passar algumas horas na praia, lembre-se de que é importante não estar demasiado tempo sem comer. Por isso, considere planear alguns snacks para evitar as fomes que pedem aquelas iguarias típicas e pouco saudáveis da praia! Leve, por exemplo, uma peça de fruta, uma salada leve ou sandes pequena de pão integral.

    6 / 8
  • O que deve fazer para manter todos os cuidados na praia

    7 – Não se esqueça de manter a hidratação!

    Quando os dias estão muito quentes, todos nós perdemos água através da transpiração e da perspiração. Por isso, é muito importante ter sempre consigo água ou chá frio para se manter hidratado. Além disso, a hidratação é também importante para manter a saúde da pele!

    7 / 8
  • O que deve fazer para manter todos os cuidados na praia

    8 – Mantenha a sua higiene religiosamente

    O calor pode levar ao aumento da transpiração e da perspiração, que fazem com que a pele fique mais suja e possa agarrar partículas de sujidade no ar. Assim, e para evitar infeções da pele e dos pés, é fundamental que faça a sua higiene com mais cuidado. Evite os banhos muito quentes, faça uma boa hidratação da pele e, sobretudo, perscrute o seu corpo à procura de irritações ou sinais de infeção para agir o quanto antes!

    8 / 8
artigo

125.

5 snacks saudáveis a ter por perto

Junte-se à comunidade Diabetes 365º!

Fontes

Referências

  • Diabetescouk
  • WebMD
  • ADW Diabetes
  • Diabetes UK
artigo
imprimir
anterior seguinte