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Dicas para deixar de fumar

Além dos inúmeros malefícios para a saúde, o consumo de tabaco pode ter ainda mais implicações para quem tem diabetes. Gostaria de deixar de fumar? Nós ajudamos!

Naturalmente, não precisa de ouvir uma vez mais dizer que fumar faz mal. Sabe-o bem e o problema é mesmo que deixou o vício entrar e, agora, faltam-lhe as forças para desistir. De facto, deixar de fumar é, por vezes, uma tarefa hercúlea. Há quem consiga à primeira tentativa, mas são muitos mais os casos que reincidem e precisam de tentar e tentar até conseguir.

 

No entanto, para quem vive com diabetes deixar de fumar é ainda mais importante. Afinal, não só o tabagismo é um fator de risco para a diabetes, como é também para várias das complicações associadas à diabetes como, por exemplo, as doenças cardiovasculares ou a retinopatia diabética. Além disso, sabe-se que os fumadores que vivem com diabetes têm mais dificuldade em controlar a doença. Ou seja, é para eles mais difícil prevenir as complicações da diabetes.

 

Assim sendo, ganhe forças e aproveite as nossas dicas que o podem ajudar a deixar de fumar!

Dicas para deixar de fumar
  • Dicas para deixar de fumar

    Antes de mais: comece os preparativos

    Em primeiro lugar, faça uma lista com as várias razões para deixar. De seguida, investigue os possíveis sintomas. Afinal, o tabagismo é uma adição e poderá sentir alterações de humor e até dores de cabeça nos dias depois de parar de fumar. Além disso, não se esqueça de falar com o seu médico assistente sobre os benefícios e estratégias que o podem ajudar.

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    Considere tratamento de substituição de nicotina

    Sabia que a nicotina, por si só, não é perigosa? O maior perigo do tabaco está nos muitos químicos que tem. Assim sendo, considerar o tratamento de substituição de nicotina pode ajudá-lo e muito a reduzir os desejos, mantendo os benefícios de evitar todos os químicos do tabaco.

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    Está na hora da limpeza!

    No dia em que decidir deixar de fumar comece por retirar todos os cinzeiros e isqueiros da sua vista. Ou seja, elimine todas as pequeninas coisas que lhe possam lembrar do seu vício. Ainda assim, a sua roupa ainda tem aquele cheiro característico? Lave-a, bem como às carpetes… tudo até ficar sem sinais de tabaco!

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    Evite os momentos que lhe lembram o cigarro

    É natural que o café, a cervejinha ou o momento após a refeição o lembrem do cigarro. Comece a identificar todos os momentos em que o desejo é mais forte e encontre estratégias. Pode, por exemplo, substituir o café habitual por um chá para reduzir o risco de ter o desejo de fumar. Por fim, procure manter-se ativo. Ou seja, invente mesmo tarefas, desportos e atividades para fazer: é uma boa técnica para garantir que os desejos não ocupam demasiado tempo na sua mente.

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    Escolha a sua recompensa

    Ao deixar de lado o tabaco comece a colocar num mealheiro o mesmo valor que gastaria normalmente por semana. Além disso, defina um objetivo que pode ser tão simples como ir jantar a um novo restaurante passado um mês ou fazer uma viagem no final do ano. Vai ver como a motivação cresce, sobretudo, vendo o seu mealheiro crescer, cada vez mais próximo da sua recompensa.

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    Lembre-se: o tempo está do seu lado!

    Ao deixar de fumar uma coisa é certa: rapidamente começará a sentir os benefícios. Porque não pesquisa o que acontece no seu corpo ao longo do tempo, após deixar de lado o cigarro? À medida que o tempo passa vai sendo mais fácil para si. No entanto, é preciso manter a força interior: sempre que sentir vontade de fumar lembre-se das razões que o levaram a desistir e encontre algo para fazer até que esse desejo desapareça.

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Fontes

Referências

  • Centers for Disease Control and Prevention (CDC)
  • Diabetescouk
  • National Health System UK (NHS)
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