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Duelo alimentar: batata doce vs. batata tradicional

Tem dúvidas na hora de escolher entre a batata tradicional ou inglesa e a batata doce? Num frente a frente inédito, damos-lhe a conhecer as semelhanças e as diferenças!

Hoje em dia existe uma canibalização dos hidratos de carbono à qual a batata doce tem escapado. Por esta razão, importa perceber o que difere afinal entre ambas para que a batata doce seja tratada de forma tão nobre e diferenciada, em comparação com a batata tradicional ou inglesa.

Batata doce vs. Batata tradicional

Antes de mais, importa destacar que ambas são isentas de gordura e pobres em proteína. Além disso, ambas apresentam entre 1 a 3 g de proteína por 100 g de produto. Ou seja, ambos os tipos de batata são fornecedores por excelência de hidratos de carbono e pobres nos outros macronutrientes.

 

Ainda assim, a batata doce é mais rica em hidratos de carbono e fibra: possui o dobro da porção de fibra presente na batata tradicional, razão pela qual batata doce apresenta um índice glicémico menor. Por esta razão permite um melhor controlo glicémico após a refeição para além da maior sensação de saciedade que daí advém. Estes são aspetos a valorizar na gestão do plano alimentar para controlo de peso e na diabetes.

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A importância do índice glicémico dos alimentos

Adicionalmente, a batata doce é rica em beta caroteno (pró-vitamina A), sendo uma excelente fornecedora deste nutriente por oposição à batata tradicional ou inglesa que é isenta.

 

Por fim importa destacar que uma alimentação equilibrada deve dar primazia à diversidade, pois a utilização de uma pequena batata assada com pele a acompanhar um bacalhau não é um crime na diabetes. No entanto, a utilização do tradicional puré como acompanhamento pode comprometer o controlo da glicémia.

 

A quantidade e forma de confeção das suas refeições tem impacto na gestão glicémica, para além da escolha das referidas matérias primas. Agora, na hora de escolher um dos dois tipos de batata para a sua refeição já sabe que ferramenta utilizar: o seu conhecimento! Lembre-se que nenhum alimento lhe está vedado, mas que é preciso saber fazer as melhores opções.

Informação nutricional

Batata tradicional

 

Assada no forno

Energia (kcal) – 152

Água – 64,1 g

Proteínas – 3 g

Lípidos – 4,8 g

Hidratos de carbono – 23,7 g

Fibra alimentar – 2,1 g

 

Batata doce

 

Assada no forno

Energia (kcal) – 119

Água – 66,9 g

Proteínas – 1 g

Lípidos – 0 g

Hidratos de carbono – 28,3 g

Fibra alimentar – 2,7 g

 

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Fontes

Referências

  • Instituto Nacional da Saúde Dr Ricardo Jorge (INSA)
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