Pub
Pub
artigo
imprimir

Saiba como combater a insónia

As insónias podem ser um grande desafio! No entanto, não desespere: trazemos-lhe algumas dicas que o poderão ajudar!

As insónias vêm quando menos se espera e podemos querer que vão embora… mas elas não nos obedecem como gostaríamos, não é verdade? Em primeiro lugar, tenha em mente que para saber como combater a insónia é preciso dar atenção ao seu organismo. A insónia pode parecer que é apenas uma noite mal dormida, mas será tão simples assim? Talvez não. Por isso, comece por tentar identificar qual é realmente a origem do problema.

 

Será o trabalho? Será apenas o stresse diário? Ou será que se trata, sobretudo, de um reflexo de problemas pessoas e familiares? A resposta não é fácil, mas só quem sente a insónia na pele saberá como responder. No entanto, uma coisa é certa: será mais fácil perceber como resolver o problema se ao invés de culpar a falta de sono por si só, tentar perceber como resolver o problema que está por detrás. E se não conseguir identificar o problema ou resolvê-lo? Então, talvez esteja na hora de contactar um especialista. 

 

Mas será que não há nada que possa fazer para ajudar? Claro que sim. Existem algumas «boas práticas» que o podem ajudar a alcançar uma boa higiene do sono. As boas noites de sono para as pessoas que sofrem de insónias não vão surgir de um momento para o outro. No entanto, com as escolhas e o apoio certo é possível! Siga a nossa galeria de sugestões e, quer tenha insónias, quer não, nunca é tarde para começar a melhorar a qualidade do seu sono.

 

Saiba como combater a insónia
  • Saiba como combater a insónia

    Vai um cházinho?

    Considere beber um chá algum tempo antes de dormir como, por exemplo, chá de camomila ou de valeriana. Estes não só o podem ajudar a relaxar, como a melhorar o sono.

    1 / 5
  • Saiba como combater a insónia

    Deixe as luzes e os ecrãs de parte

    Antes de mais, comece por garantir que bloqueia focos de claridade no quarto onde dorme. E, claro, não se esqueça das frestas por onde a luz matinal pode passar! Além disso, minimize o contacto com aparelhos eletrónicos ou ecrãs de luz azul antes de ir dormir. Esta estratégia tem um efeito importante: o cérebro perceciona essa luz como uma situação de dia, ou seja, de estar desperto, o que interfere com o chamado ciclo circadiano.

    2 / 5
  • Saiba como combater a insónia

    Os bolinhas de pêlo ficam fora da cama

    Manter os animais de estimação fora da cama (e mesmo do quarto) pode também contribuir para uma melhor noite de sono. Assim sendo, evita quaisquer perturbações externas que não pode controlar.

    3 / 5
  • Saiba como combater a insónia

    Noites sem cigarros, consumo de álcool ou refeições pesadas

    O consumo de álcool e de tabaco à noite pode afetar a qualidade do sono. Por outro lado, refeições pesadas ou picantes podem provocar desconforto e indigestão que tornam o sono ainda mais difícil. Tente não comer nas 2 a 3 horas antes da hora de dormir. No entanto, e se tiver alguma fome? No máximo coma um snack ligeiro 45 minutos antes de se deitar.

    4 / 5
  • Saiba como combater a insónia

    Já pensou em manter um calendário?

    Deitar-se e levantar-se sempre à mesma hora, seja nos dias de semana ou no fim de semana, pode ajudar o seu organismo a habituar-se a um horário. Além disso, os rituais são importantes para o organismo. Em primeiro lugar, estabeleça um ritual para fazer antes de dormir no qual vai reduzindo a luz disponível e de seguida, escolha a hora a partir da qual tem de estar deitado. Assim, o seu organismo começará a perceber que a hora de dormir se aproxima.

    5 / 5
artigo

228.

Qual a relação entre diabetes e insónia?

E, por fim, junte-se à comunidade Diabetes 365º!

artigo
imprimir
anterior seguinte