Pub
Pub
video
imprimir

A idade tem influência na diabetes gestacional?

Será que a idade da mulher tem influência no aparecimento de diabetes gestacional? Fomos até à rua saber o que acham os portugueses e, hoje, trazemos-lhe a resposta à luz do que hoje se sabe.

Qualquer mulher pode desenvolver diabetes gestacional durante a gravidez. Contudo, são vários os fatores de risco conhecidos que, se uma mulher os tiver, podem fazer com que seja mais provável o desenvolvimento da doença. Será que a idade tem influência na diabetes gestacional? A resposta é sim! Mas comecemos pelo início.

Os fatores de risco da diabetes gestacional

Conhecer os fatores de risco da diabetes gestacional é fundamental para que a mulher esteja alerta durante esta fase tão importante da sua vida. Ainda que possa ter um ou mais fatores de risco, tal não significa que seja certo que vá ter diabetes gestacional. Ou seja, sabe-se apenas que quem tem essas características costuma ter maior prevalência da doença.

 

Ainda assim, os exames de diagnóstico de diabetes gestacional fazem parte da rotina durante a gravidez, pelo que não corre à partida o risco de o problema passar despercebido.

 

Alguns dos fatores de risco são:

 

  • Excesso de peso ou obesidade
  • Ter tido diabetes gestacional numa gravidez prévia
  • Ter dado à luz um bebé acima dos 4,5 kg
  • Historial de diabetes gestacional na família
  • Ter ovários poliquísticos

 

E claro, a idade. Mas a partir de que idade há influência na diabetes gestacional? Essa é a grande questão!

quiz

79.

Sabe o que é a diabetes gestacional?

Que idade tem influência na diabetes gestacional?

Não existe, hoje, um consenso sobre qual a idade a partir da qual o risco de ter diabetes gestacional aumenta. Sabe-se, sim, que aumenta com a idade. Muitas referências científicas apontam os 40 ou 45 anos como fator de risco, idades em que o aumento da prevalência da doença é mais evidente.

Contudo, há estudos que referem a idade de 25 anos como o momento a partir do qual o risco começa a aumentar. De facto, as recomendações da American Diabetes Association (ADA) referem os 25 anos como a idade mínima a partir da qual se deve ter em conta o risco aumentado de ter diabetes gestacional.

Qual é a situação em Portugal?

De acordo com o último relatório do Observatório Nacional da Diabetes, e de um modo geral, em 2015 a diabetes gestacional afetou 7,2% das mulheres parturientes, um aumento significativo em relação ao ano anterior. E, além disso, verificou-se um aumento da prevalência da diabetes gestacional com o aumento da idade da mulher.

Em 2015, a diabetes gestacional afetou apenas 1,9% das mulheres parturientes abaixo dos 20 anos e 4,6% das mulheres entre os 20 e os 29 anos. No entanto, quando olhamos para os dados relativos às mulheres com idade entre os 30 e os 39 anos verificamos que a prevalência da doença sobe para 8,4%. O aumento é ainda maior nas mulheres com mais de 40 anos, tendo atingido 15,9% das parturientes.

Fontes

Referências

  • Sociedade Portuguesa de Diabetologia (SPD)
  • National Diabetes Services Scheme Australia (NDSS)
  • Lao T, et al, 2006
  • National Health System UK (NHS)
  • Diabetes UK
  • Diabetes Australia
  • WebMD
video
imprimir
anterior seguinte