Pub
Pub
artigo
imprimir

O que é o edema macular diabético?

É uma das complicações mais graves da retinopatia diabética e a causa de perda de visão mais comum nos doentes com o problema. Saiba o que é, quais os sintomas e como prevenir!

O edema macular diabético é causado por uma complicação da diabetes chamada de retinopatia diabética. O que acontece é que, por causa da retinopatia, provocada por lesões nos vasos sanguíneos da retina como consequência da diabetes, pode haver vazamento de líquido na própria retina. Isto é assim porque os vasos estão mais permeáveis à passagem desse líquido. Consequentemente, as imediações da área afetada incham – e fazem com que a mácula inche também.

 

A mácula é uma área pequena, mas muito importante, no centro da retina. Corresponde ao ponto de maior clareza e definição visual, o que é o mesmo que dizer que precisamos dela para ver os detalhes dos objetos à nossa frente, caras e texto escrito.

 

O edema macular diabético (ou seja, edema da mácula associado à diabetes) é a causa mais comum de perda de visão em pessoas com retinopatia diabética. Pode classificar-se em 2 tipos:

 

  • Edema macular diabético focal, onde há pequenos microaneurismas que causam o inchaço;

 

  • Edema macular diabético difuso, onde se dá a quebra generalizada da rede de vasos da retina – a chamada barreira hematorretiniana.

O edema macular diabético aparece quando…

O edema macular diabético pode estar presente na retinopatia diabética, seja qual for o seu grau de gravidade. Contudo, a prevalência do edema aumenta com o grau de severidade e duração da mesma:

 

  • Cerca de 10 % de todos os doentes com diabetes podem vir a ter edema macular;

 

  • Na diabetes tipo 1, com menos de 5 anos de evolução da retinopatia diabética, não estão descritos casos;

 

 

  • O edema macular parece estar presente mais cedo nos doentes com diabetes tipo 2. E, nestes, aqueles que necessitam de fazer insulinoterapia têm a maior prevalência, em comparação com os restantes doentes.

 

A hiperglicemia é a principal causa de aparecimento da retinopatia. Logo é também a principal causa para o surgimento do edema macular diabético. É esta acumulação de açúcar em excesso que danifica os vasos que depois irão originar o inchaço macular, ainda que os processos concretos pelos quais isso acontece não sejam ainda claros. Outras condições, como a pressão arterial alta, podem estar na origem da cegueira que advém do edema macular.

Esteja atento aos sintomas!

Os principais sintomas de edema macular diabético são a visão turva ou ondulada, perto, ou mesmo no centro, do campo de visão. As cores podem também aparecer baças ou com menos expressão. A maior parte das pessoas irá ter sintomas que vão da visão ligeiramente turva a perdas de visão assinaláveis.

 

Se só um olho estiver afetado (o que pode acontecer) o doente pode não notar que a visão está turva até o problema estar bastante avançando.

Prevenir? Sim, é possível!

Os fatores de risco que podem estar na origem do edema macular diabético são um controlo deficiente da diabetes, uma hemoglobina glicada (o principal parâmetro de avaliação) cronicamente elevada, a hipertensão, a dislipidémia e a doença renal. Acontece que, além da própria diabetes, todas estas são complicações muito associadas aos doentes diabéticos.

 

Por isso, manter a glicemia e a pressão arterial controladas continua a ser a forma mais eficaz de prevenção do edema macular. Alguns fármacos podem ajudar na prevenção do problema e vários outros têm vindo a ser estudados no sentido não só de tratar, como também de prevenir a doença.

 

Por isso, como vê, muito se sabe já, e muito está a ser feito, no sentido de melhorar a atuação sobre o problema. Até lá, estar atento aos sintomas mas, acima de tudo, prevenir é a atitude mais correta para qualquer doente diabético.

artigo

43.

Prevenção das complicações oculares na diabetes

Junte-se à comunidade Diabetes 365º!

Fontes

Referências

  • National Eye Institute
  • Grupo de Estudos da Retina
  • American Academy of Ophthalmology
  • Kiire C, et al, 2013
artigo
imprimir
anterior seguinte