Pub
Pub
artigo
imprimir

Os fatores de risco para diabetes tipo 1

Será que existem fatores de risco conhecidos para o desenvolvimento da diabetes tipo 1?

Se, por um lado, a diabetes tipo 2 é uma doença claramente associada ao estilo de vida, o mesmo não acontece na diabetes tipo 1. Ou seja, na diabetes tipo 2 sabemos que, por exemplo, a alimentação, o peso, o exercício e a idade são fatores de risco que têm influência no aparecimento da doença. No entanto, são ainda incertos quais os fatores de risco para a diabetes tipo 1.

 

A boa notícia é que são cada vez mais os estudos que procuram compreender melhor a origem deste tipo de diabetes. E a resposta parece ser que há vários fatores de risco que, juntos, podem levar ao aparecimento da doença. E se alguns parecem ter uma participação clara no desenvolvimento de diabetes tipo 1, outros são ainda apenas hipóteses em estudo.

 

 

Saiba quais as hipóteses apontadas como fatores de risco para a diabetes tipo 1.

Os fatores de risco para diabetes tipo 1
  • Os fatores de risco para diabetes tipo 1

    O papel da genética (ou seja, a história familiar)

    Ter alguém na família com diabetes tipo 1, a probabilidade de vir a ter é maior. E, se ambos os pais têm a doença, o risco de a criança vir a ter é maior. Ainda assim, e se a doença afetar apenas um dos dois pais, curiosamente, o risco de a criança vir a ter diabetes tipo 1 parece ser maior se for o pai o portador da doença.

    1 / 5
  • Os fatores de risco para diabetes tipo 1

    Infeções virais na infância ou adolescência

    Pensa-se que a infeção por alguns vírus (como, por exemplo, o sarampo) possa espoletar o aparecimento de diabetes tipo 1, fazendo com que o organismo se «ataque» a si próprio. No entanto, a relação não é ainda clara e precisa de maior investigação.

    2 / 5
  • Os fatores de risco para diabetes tipo 1

    As diferenças por etnia

    Apesar de não se saber exatamente porquê, algumas etnias parecem ter uma prevalência mais elevada de diabetes tipo 1. Nos Estados Unidos, a doença parece tender a afetar mais os caucasianos do que os afro-americanos ou os hispano-americanos. Além disso, a prevalência parece ainda ser baixa na população chinesa e sul-americana.

    3 / 5
  • Os fatores de risco para diabetes tipo 1

    Presença de condições autoimunes

    A diabetes tipo 1 é uma doença autoimune. Tendo isto em mente, pensa-se que se a criança ou adulto já tiver alguma condição autoimune, esta possa desencadear o aparecimento também de diabetes tipo 1.

    4 / 5
  • Os fatores de risco para diabetes tipo 1

    Opções alimentares

    O aparecimento de diabetes tipo 1 parece ainda poder estar relacionado com a introdução precoce do leite de vaca na alimentação da criança, bem como da insuficiência de vitamina D, ou da introdução (antes dos 4 meses ou após os 7 meses) de cereais e glúten. Ainda assim, também nestes casos são ainda precisos mais estudos para confirmar o verdadeiro papel da alimentação como fator de risco para a diabetes tipo 1.

    5 / 5
artigo

241.

Os fatores de risco para diabetes tipo 1

Junte-se à comunidade Diabetes 365º!

Fontes

Referências

  • Medical News Today
  • Endocrine Web
  • Everyday Health
  • The Lancet
artigo
imprimir
anterior seguinte